A Clúsia (Clusia fluminensis) é um arbusto ou arvoreta da Mata Atlântica da família Lauraceae, também chamada de mangue-de-formiga, criúva e mangue-brabo. As espécies de clúsia mais comuns no Brasil são a Clusia criuva e a Clusia fluminensis, com características parecidas.
A Clúsia pode ter o porte de arbusto ou arvoreta, podendo atingir 6 metros de altura se não for podada. Sua folhagem é bastante ornamental, apresentando folhas rígidas, brilhantes em forma de gota. As flores são pequenas e brancas, e a espécie é dióica, isto é, apresenta plantas macho e fêmea separadas. A floração ocorre na primavera e verão. Os frutos pequenos atraem os passarinhos.
As florações muito ornamentais costumam aparecer no verão e na primavera devido ao calor dessas estações. A frutificação aparece na sequência. As flores brancas são um grande atrativo para animais como pássaros, borboletas e abelhas.
Estacas e sementes, sendo a estaca o modo mais rápido e eficiente. As variedades de clúsia resistem muito bem às podas e crescem de forma rápida.
Psitacídeos, inhambus, pariri, rolinhas, sabiás, jacus entre outras.
Existem mais de 150 espécies do gênero Clusia, ocorrendo somente na América tropical e subtropical, da Flórida até o Rio Grande do Sul.